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Crononutrição

A visão ayurvedica da sazonalidade

O ano é dividido em estações, com base nas mudanças nas condições ambientais, temperatura, ciclo dia-noite. Sendo uma unidade integral da natureza, essas mudanças sazonais também afetam a fisiologia humana - são os ritmos circadianos. Portanto, é preciso seguir um regime sazonal elaborado com base nas mudanças no dosha, bala (força) e agni (poder digestivo) para manter o equilíbrio dos componentes do corpo em harmonia com a natureza.

पुरुषोऽयं लोकसम्मितः’ इत्युवाच भगवान् पुनर्वसुरात्रेयः| यावन्तो हि लोके (मूर्तिमन्तो ) भावविशेषास्तावन्तः पुरुषे, यावन्तः पुरुषे तावन्तो लोके; इत्येवंवादिनंभगवन्तमात्रेयमग्निवेश उवाच- नैतावता वाक्येनोक्तं वाक्यार्थमवगाहामहे, भगवता बुद्ध्या भूयस्तरमतोऽनुव्याख्यायमानंशुश्रूषामह इति||३||

 

Lorde Punarvasu Atreya disse que o purusha (microcosmo) é semelhante ao loka (macrocosmo). Quaisquer que sejam os murtimantabhava específicos (qualidades) presentes no loka, o mesmo está no purusha. Da mesma forma, o que quer que esteja em purusha, também está na loka.

Charak Samhita, Sharira Sthana capítulo 5. Estudo holístico detalhado do ser humano

O objetivo principal do Ayurveda é manter uma boa saúde. Ahãra (dieta) é a principal base da vida, que deve ser tomada em quantidade e qualidade adequadas para manter o equilíbrio e promover força, longevidade e saúde. Um mesmo alimento ou hábito alimentar, mesmo que saudável e em boa quantidade, quando ingerido em diferentes estações do ano pode causar desequilíbrios. Isso implica que, além da quantidade, o conhecimento da sazonalidade dos alimentos também desempenha um papel importante na manutenção da saúde e na prevenção de doenças.

Uma pessoa que tenha o conhecimento sobre a alimentação e hábitos aplicáveis ​​a estações específicas e também a disciplina e a inclinação para praticá-los permanece saudável. Considerando que uma pessoa sem conhecimento (ou com conhecimento limitado) de regime saudável para diferentes estações do ano - ou sem a disciplina ou o temperamento de seguir essas práticas sazonais - provavelmente sofrerá de várias doenças. 

ऋतुविशेषवशाच्च आहारविहारसेवानप्रतिपादनार्थं ऋतुचर्याया: ।

Ocorrem algumas mudanças especiais no ambiente e nos seres humanos em cada Ritu e, portanto, certos alimentos e exercícios são especificamente indicados ou contraindicados para cada temporada.

Ashtanga Hridaya Sutram

A maneira como comemos, exercitamos, descansamos, dormimos, pensamos, planejamos, realizamos nosso trabalho rotineiro e nos comportamos com os outros - é coletivamente denominada 'Estilo de Vida' (vihãra).

Saúde é um estado de equilíbrio dinâmico entre o homem e seu ambiente (Loka-Purusha Samya). No momento em que esse equilíbrio é perturbado, o dosha fica desequilibrado e pode causar doenças. O conceito básico de prevenção e cura de doenças é baseado na teoria do tridosha (termo coletivo para vata, pitta e kapha). Seis diferentes sabores (rasas) presentes em nossos alimentos têm efeito direto em três dosha. A adaptação sazonal (Ritusatmya) é descrita sob regime sazonal (ritucharya), que é a variação da dieta (ahara) e estilo de vida (vihara) para equilibrar variações sazonais rítmicas de dosha, bala (resistência) e agni (fogo digestivo). O conhecimento e a observação regular de ritucharya adequados (ahara e vihara para diferentes estações do ano) é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Para pessoas doentes, o ritucharya precisa ser modificado de acordo com as necessidades individuais.

लोके विततमात्मानं लोकं चात्मनि पश्यतः| परावरदृशः शान्तिर्ज्ञानमूला न नश्यति||२०||

Se alguém se percebe estendido por todo o universo e vice-versa (ou seja, identifica seu verdadeiro Eu com o Brahman, Loka-Purusha Samya), diz-se que ele possui visão transcendental e sua serenidade de mente com base nessa sabedoria nunca desaparece.

Charak Samhita, Sharira Sthana capítulo 5. Estudo holístico detalhado do ser humano

Há quatro estações do ano com base na posição do Sol em relação à Terra. As qualidades dessas estações precisam ser entendidas em relação aos doshas. Nas diferentes estações, há mudanças específicas nas condições atmosféricas que influenciam as mudanças nos dosha, bala (força) e agni (poder digestivo). Essas mudanças atmosféricas afetam todos os seres vivos. Devido a mudanças no ambiente externo, os doshas passam por três fases diferentes, isto é, sanchaya (acumulação), prakopa (agravamento) e prashama (alívio). O período de mudança de estação é denominado ritusandhi.

Os conceitos de satmya e okasatmya dizem respeito à adaptabilidade. Qualquer alimento ou comportamento naturalmente adequado, benéfico para si, é considerado satmya. Okasatmya é qualquer coisa não natural, inaceitável e adquirida em alimentos e estilo de vida. Mesmo assim, tornou-se um hábito, portanto, deve ser interrompido gradualmente.

SATMYA सात्म्यं नाम तद् यदात्मन्युपशेते; सात्म्यार्थो ह्युपशयार्थः|

A palavra "Satmya" se refere literalmente ao hábito, adequação, integridade, aceitação da natureza ou constituição natural dos indivíduos. Compreender o conceito de "Satmya" é vital para preservar o corpo saudável. É igualmente importante no tratamento de uma doença.

Cha.Sa.Vimana sthana 1/20

Nesta era de rápida evolução da ciência e da tecnologia, a mudança de estilo de vida na forma de não observância da ritucharya (regime sazonal) é um importante fator de risco para o aumento da prevalência de várias doenças. O conceito de ritucharya (regime sazonal), em termos de autogestão do estilo de vida, deve ser promovido universalmente para a saúde e prevenção de doenças em todos os indivíduos.

A partir das descobertas do Projeto Genoma, que mapeou os genes humanos, diversos estudos vêm mostrando a relação dos ciclos da natureza na nossa saúde inaugurando uma nova área de conhecimento. É a cronobiologia - o estudo do nosso relógio biológico - que se refere às adaptações dos ciclos fisiológicos das células de todos os seres vivos, uni ou multicelulares, sincronizados com a alternância da luz do dia com a escuridão noturna, resultantes da rotação da Terra em torno do sol.

Essa relação do macrocosmo com o microcosmo tem impactos no comportamento alimentar, nos ciclos de sono e vigília, na temperatura corporal, na produção e liberação de hormônios, no balanço energético, na regulação de glicose e insulina, na pressão arterial, termogênese e imunidade.

A crononutrição vem desvendar como sincronizar os hábitos alimentares com o melhor potencial de cada fase do dia, das estações do ano e ao longo da vida, tirando o melhor proveito de cada temporada e evitando os potenciais desequilíbrios sazonais.

तस्याशिताद्यादाहाराद्बलं वर्णश्च वर्धते| यस्यर्तुसात्म्यं विदितं चेष्टाहारव्यपाश्रयम्||३||

O vigor e a tez são promovidos em um homem que conhece e segue o regime alimentar e de estilo de vida sazonal. A dieta inclui vários tipos de artigos alimentares que são comestíveis (ashita), mastigáveis ​​(khadita), potáveis ​​(pita) e lambíveis (lidha).

Charak Samhita, Sutra Sthana capítulo 6. Regime sazonal de dieta a estilo de vida

Como já visto, as variações climáticas das estações do ano têm características que podem afetar a nossa saúde ao ocasionar agravações e desequilíbrios aos biotipos. Entendendo as qualidades dos ciclos da natureza em relação aos atributos de Vata, Pitta e Kapha, você estará numa boa posição para planejar a sua dieta e rotina para contemplar as suas necessidades individuais a partir do período de transição entre as estações. Esses períodos intersazonais são chamados de rutu sandhi, e correspondem aos 7 dias no fim e no começo das estações. 

A dieta é uma ferramenta importantíssima para reequilibrar o organismo quando este é afetado pelas variações climáticas. Nesse intervalo, o regime alimentar correspondente à estação anterior deve ser descontinuado gradativamente e um novo regime deve ser adotado suavemente. A descontinuação repentina ou a brusca adoção de uma nova dieta pode provocar o surgimento de desequilíbrios decorrentes da não adaptação à mudança de hábito (asatmya). O inverso, a persistência de um mesmo hábito alimentar, indiferente das variações sazonais, pode gerar o desequilíbrio dos biótipos (doshas) pela incompatibilidade da dieta com o clima.

Para atravessar o período com suavidade, é recomendável que se faça um programa de destoxificação, Shamana em nível terapêutico ou shodhana em nível clínico, onde é promovida a pacificação dos doshas, o equilíbrio do agni (a potência digestiva), a modulação da microbiota intestinal e eliminação de toxinas, baseado em dieta antiama ayurvedica e em complementos como os fitoterápicos, massagens, terapias corporais e meditações (consulte um profissional confiável e experiente para se engajar em qualquer programa desintoxicante, não se oriente apenas por mídias sociais).

A mudança de estação também é o gatilho para a inclusão de hábitos simples que fazem toda a diferença no aumento do bem-estar e na prevenção de desequilíbrios sazonais.

Outono / inverno

O outono foi regido pelos elementos ar e espaço e permeado pelos atributos de frescor e secura. A mensagem da temporada foi a resignação. Diante do declínio da energia do sol, sob o frescor do vento, as folhas caíram e ficamos nus, renunciando aos excessos e olhando de frente para a impermanência da vida.

Foi recomendada a pacificação dos doshas por meio de uma alimentação úmida e aquecedora, com predomínio de alimentos doces, picantes e ácidos suaves, levemente salgados, hidratação abundante com líquidos mornos, ervas suavemente picantes como o alho poró, cardamomo, cravo, cebolinha e alho.

Assista ao vídeo sobre alimentação e hábitos que promovem bem estar no clima frio
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O inverno é tempo de reflexão e repouso para recuperar a energia gasta ao longo do ano. Descansados e revitalizados podemos eleger quais sementes semear na próxima temporada, assim que o sol reacender.   

Os atributos de frio e secura, comuns ao biotipo Vata, se intensificam. Na segunda metade da estação, a umidade se soma ao frio, estimulando também a energia Kapha, formada por terra e água, além do Vata. Nesse caso, os sintomas respiratórios se intensificam, podendo causar resfriados e gripes fortes, normalmente com presença de muco, além de indigestão, letargia, sentimentalismo, apego e avareza.

No inverno as plantas concentram a sua energia nas raízes, pois as extremidades estão expostas ao frio e vento. Assim também somos nós. Para fazer termorregulação e aquecer o corpo diante do frio externo, gastamos mais energia e o apetite pode aumentar. Sentimos mãos, pés e cabeça frios e o fogo se concentra no centro. O nosso agni, a potência digestiva, chega ao ápice, forte para digerir uma alimentação mais densa e untuosa, rica em raízes (batata doce, inhame, mandioca, mandioquinha, batata inglesa), nozes e castanhas, frutas secas, grãos proteicos e óleos de boa qualidade. 

Para equilibrar a tríade frescor + secura + aspereza, são indicados os sabores picante suave, ácido e salgado, com predomínio de terra e fogo. Em contrapartida, reduzir o sabor amargo que causa excesso de frio, os extremamente adstringentes como a ervilha seca, e ajustar  o sabor doce das frutas, cereais, tubérculos e açúcares naturais.

A dieta deve ser quente, umedecida e nutritiva (com predomínio de alimentos abrandados - levemente cozidos, refogados, grelhados, assados), levemente untuosa (com adição de óleos saudáveis como o azeite de oliva, óleo de linhaça, de gergelim – sem exageros). 

As refeições devem ser volumosas o suficiente para se sentir saciedade (evitando-se “beliscar” nos intervalos).

Para manter a fogueira acesa e espalhar o calor por todo o corpo, lançamos mão das especiarias picantes como a açafrão, ajwain, alho, cebola, assafétida, canela, cravo, cardamomo, gengibre, mostarda preta, noz moscada, alecrim, louro, manjericão, orégano, tomilho, pimenta do reino e páprica, que além de propriedades sudoríficas, também são muito aromáticas.

O apetite forte pode ser positivo para digerir melhor alimentos nutritivos aumentando a imunidade, mas pode trazer com ele a vontade por alimentos doces, cremosos e gordurosos, assim como pelo excesso de álcool, depletando as nossas defesas.

A ingestão da dieta inadequada com excesso de alimentos pesados (oleosos, açucarados) pode causar acúmulo de ama (biotoxinas). Por isso, é importante manter um ritmo equilibrado em todos os hábitos, principalmente os horários das refeições, do sono e atividade física indoor.

É importante optar por alimentos frescos, da estação, orgânicos e integrais, resistindo aos gordurosos e cremosos (como laticínios – gratinados, empanados), junk food e ao álcool em excesso.

Inverno / primavera

Na primavera, as chuvas retornam trazendo fertilidade e maciez ao solo. É o momento ideal para plantar as sementes, dormentes no inverno, semeando a fartura para os próximos meses luminosos e quentes.

Na transição para a primavera, a umidade, a viscosidade, o frio, o peso e a densidade, atributos da energia kapha que se acumulou na segunda metade do inverno e chega agora ao ápice, serão mobilizados e processados na medida em que o sol reacender e aumentar o calor.

Esta é a temporada de celebração à fertilidade, quando a Mãe Natureza desperta, brota e floresce colorindo e aromatizando o mundo. Há um movimento rítmico para limpar a estagnação do inverno. As árvores também estão despertando e a seiva começa a percorrer os troncos na direção do sol levando os nutrientes para as novas folhas e brotos.

A umidade pode causar desequilíbrios na energia kapha (em todas as pessoas) causando problemas como perda de apetite, congestão, edema (retenção de líquidos), gripes com excesso de muco, alergias e indisposições respiratórias, febre, letargia, sono excessivo, ganho de peso,  carência, apego, ganância, avareza e depressão. Esses sintomas podem acometer a todos os biotipos e não somente os kapha.

Na segunda metade da estação, o calor se intensifica, estimulando também a energia pitta, formada por fogo e água, além do kapha. Nesse caso, podem ocorrer problemas de pele como acne, odores desagradáveis, acidez, diarreia, hemorroidas, queimações e inflamações. Psicologicamente, pode haver uma tendência à irritação e exaustão, além de uma leve falta de apetite.

 

A ingestão da dieta inadequada com excesso de alimentos pesados (oleosos, açucarados) pode causar acúmulo de ama (biotoxinas). Por isso, é importante manter um ritmo equilibrado em todos os hábitos, principalmente os horários das refeições e jejuns, do sono e atividade física outdoor

A necessidade por alimentos doces, densos e pesados se ameniza e preferimos alimentos leves, simples, fáceis de digerir. Se continuarmos com o regime alimentar indicado para o inverno, o agni será sobrecarregado, gerando toxinas que obstruem os canais energéticos e a circulação e causando congestão.

Para equilibrar a tríade densidade + viscosidade + umidade, os alimentos ainda devem ser aquecidos e são indicados os sabores picante suave, amargo e adstringente, com predomínio de fogo e ar. Em contrapartida, reduzir o sabor doce que causa excesso de peso e frio, o sal e o ácido, que causam excesso de umidade e congestão.

É importante optar por alimentos frescos, da estação, orgânicos e integrais, resistindo aos gordurosos e cremosos (como laticínios – gratinados, empanados), junk food, trigo, laticínios e açúcar em excesso.

O cardápio deve ser rico em fibras e de baixo/médio índice glicêmico (presentes em cereais integrais, leguminosas e alimentos verdes como folhas e brotos germinados). Abandone os alimentos refinados (farinha, arroz e macarrão branco).

É necessário reduzir a quantidade de alimentos ingeridos em geral, evitando repetir o prato para não sobrecarregar a digestão.

 

O jejum noturno de 12h é desejável e o café-da-manhã deve ser mais leves do que no inverno. Ao longo do dia, só coma quando sentir fome. Se necessário, estimule o apetite no horário das refeições com ervas picantes como o gengibre.

Primavera / Verão

A primavera foi permeada pelos atributos umidade e calor suave, que podem gerar excesso de umidade e muco no organismo. Por isso, foi recomendado o estímulo do elemento fogo por meio de ervas picantes e diuréticas, atividade física intensa e terapias de sudação e estímulo da circulação.

O verão é regido pela energia vibrante e transformadora do elemento fogo, irradiada pelo Sol. Nessa época nos sentimos mais brilhantes e vivos para desfrutar a leveza, alegria e efervescência da estação.

As feiras e hortas estão exuberantes, repletas de cores e sabores.

O apetite tende a se reduzir (porque perdemos calor pela transpiração) e o paladar muda: no lugar de alimentos cremosos e aquecidos, preferência do clima frio, ou picantes e diuréticos, como na primavera, somos mais atraídos por frutas frescas, saladas, sucos leves e com potência refrescante.

Para equilibrar a tríade calor + umidade + vigor, são indicados os sabores amargo, adstringente e doce suave, com predomínio de terra e a água. Em contrapartida, reduzir os sabores salgado, ácido e picante que causam excesso de calor.

Mas o calor e a umidade intensos podem causar desequilíbrios na energia pitta (em todas as pessoas) causando problemas de pele como acne, odores desagradáveis, acidez na boca e estômago com eructação forte,  diarreia, hemorroidas, queimações em geral (inflamações nos olhos, garganta, ânus), sangramentos, infecções urinárias, herpes, insônia (acordar por volta das 3h e ter dificuldade a pegar o sono novamente). 

Psicologicamente, pode haver uma tendência à irritação e exaustão.

O apetite pode ser prejudicado pelo excesso de calor ou a fome pode ficar excessiva, causando sobrecarga do agni (a potência digestiva). 

As flutuações do agni podem causar acúmulo de ama (biotoxinas). Por isso, é importante manter um ritmo equilibrado de refeições e optar por alimentos leves e refrescantes.

Verão / Outono

O verão foi regido pelo elemento fogo e permeado pelos atributos de umidade e calor intensos. Por isso, foi recomendada a pacificação dos doshas por meio de uma alimentação refrescante com predomínio de alimentos amargos e adstringentes, hidratação abundante, ervas frescas, como o coentro e capim limão, frutas doces e aguadas, como a melancia e legumes da estação, como abobrinha e pepino.

O outono traz com ele o vento, a secura e o frescor dos elementos ar e espaço (éter), predominantes no biotipo Vata.

A queda das folhas avermelhadas das árvores e o encerramento das colheitas de verão nos remetem à consciência da impermanência da vida, da reciclagem dos elementos da natureza e da necessidade de também reciclar os nossos hábitos e emoções. As noites começam mais cedo e são mais frias, despertando o desejo por novos hábitos, a procura por alimentos aquecedores, ambientes mais calorosos e longos banhos quentes.

O tom cinza do céu de outono inspira a uma saudável introspecção. Sintonizados com a nossa sabedoria interna, podemos obter paz, expansão da consciência, compaixão, amor e alegria.

No clima seco e frio, o agni (fogo digestivo) pode ficar instável diante do vento e do tom cinza predominante no céu. 

É recomendada a pacificação dos doshas por meio de uma alimentação úmida e aquecedora, com predomínio de alimentos doces, picantes e ácidos suaves, levemente salgados, hidratação abundante com líquidos mornos, ervas suavemente picantes como o alho poró, cardamomo, cravo, cebolinha e alho.

Cuidados no outono

O frescor, vento e secura intensos podem causar desequilíbrios na energia vata causando problemas como dores articulares e musculares, constipação, rinite, sinusite e asma (obstruções nas vias respiratórias), ressecamento da pele e lábios, unhas quebradiças, queda de cabelo, além de insônia. Esses sintomas podem acometer a todos os biotipos e não somente os Vata.

É recomendável evitar excesso de atividades e movimento, manter uma rotina mais estável e poupar um pouco de energia.

A potência digestiva (agni) pode ficar instável ou fraca, causando perda de peso ou deficiência de nutrientes, além de acúmulo de ama (biotoxinas). Por isso, é importante manter um ritmo equilibrado em todos os hábitos, principalmente os horários das refeições (não pular o jantar, por exemplo), do sono e atividade física.

O tom cinza do céu de outono inspira à introspecção. Os atributos negativos de Vata podem se expressar intensamente sobre as emoções e sentimentos, gerando estados emocionais negativos como o medo, preocupação excessiva, melancolia, nostalgia, ansiedade, inquietação impaciência, tremores e sensação de solidão. Todos temos os três doshas na nossa constituição e mesmo indivíduos predominantemente Pitta ou Kapha podem sentir esses desconfortos em menor ou maior grau. 

Pode haver uma tendência à melancolia e ao isolamento. Um pouco de recolhimento para digerir as emoções pode ser benéfico, mas cuide para não se desconectar demais, como um peixe vulnerável fora do cardume.

Por meio da meditação, a introspecção e a solidão podem ser transmutadas em solitude e autoconhecimento.

 

Entendendo as qualidades dos ciclos da natureza em relação aos atributos de Vata, Pitta e Kapha, podemos planejar a dieta e a rotina de forma a neutralizar os pontos vulneráveis da temporada para, assim, evitar os desequilíbrios e fortalecer a imunidade física, psicológica e espiritual.

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